Clínica Sentidos

O projeto para uma clínica veterinária com área construída de aproximadamente 190m² está localizado em Bento Gonçalves, no Rio Grande so Sul. Para abrigar todo o programa da clínica o projeto foi implantado de forma a ocupar o lote até suas divisas laterais. Desta forma foram criados jardins internos que integram as salas de trabalho com a vegetação do exterior e propiciam iluminação e ventilação natural através de amplas esquadrias que vão do piso ao teto. A criação destes jardins também são uma resposta à solicitação dos veterinários, que consideravam importante para a saúde dos animais internados essa conexão mais direta com vegetação e com as visuais para o exterior.
O acesso à clínica se dá por um corredor lateral, demarcado por um plano inclinado de blocos de concreto aparente. O concreto aparente é visível também na estrutura pré-moldada de vigas, pilares e painéis de fechamento. Da recepção tem-se acesso às salas de exames e de atendimento ao público que estão localizados na porção frontal da edificação. Estas salas têm vista para a rua através da fachada principal que é protegida por um brise vertical de madeira que proporciona segurança e privacidade. Além disso, o brise de madeira foi uma solução pensada para a eliminação do cercamento do empreendimento. Com isso a edificação mantém o jardim frontal aberto diretamente para rua, melhorando a relação entre o espaço público e o privado.
Uma entrada secundária foi pensada para o acesso da equipe e tem ligação direta com as áreas restritas da clínica, como cirurgia e internação. A partir da área restrita é possível subir ao terraço, através de uma escada helicoidal, que fica no miolo de um dos jardins internos. O terraço funciona como área técnica, para manutenção de ar condicionado e reservatórios, possui uma área para secagem de roupas e ainda propicia uma vista interessante para a cidade.
Este projeto foi desenvolvido ao longo do ano de 2018 com a premissa de se executar uma obra rápida, com elementos e componentes industrializados, todos desenhados pela equipe de arquitetura. Durante a execuçaõ em 2019, as estratégias de projeto possibilitaram minimizar as atividades de construção in loco, resultando em uma obra racional, economicamente sustentável, de baixa geração de resíduos e de maior precisão construtiva.

Projeto e Execução

Ocre Arquitetura

Equipe

Diego Flamia

Thiago Yuuki Kajiwara

Estrutura

Molder Estruturas

Fotografia

Cristiano Bauce

Bento Gonçalves/RS | 2017 – 2019